segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dica de livro: O Voo da Vespa - Ken Follet #Literatura

Olá pessoal!!

Atendendo ao pedido de um leitor querido, o Naamã Vargas, estou trazendo a primeira indicação de livro do blog. \o/

O livro de hoje é literatura de aventura e suspense. Foi o primeiro livro que li desse autor e gostei muito! Foi uma experiência muito legal ler o romance. Os capítulos prendem você o tempo todo porque ele deixa sempre algo no ar para o próximo capítulo. Algumas vezes os capítulos alternam entre histórias de personagens o que faz você querer ler um capítulo só pra chegar no outro e descobrir o que aconteceu.



No inicio a história me pareceu um pouco confusa, só depois de concluir o livro que entendi a estratégia do autor ao organizar o livro de forma que a trama da vida dos personagens ao pouco fosse revelando as suas ligações e desdobramentos. No final temos clareza de quem é cada um dos personagens e quais suas ligações, mas no inicio nada disso é distinguível.

Não vou dar spoiler da história porque perde a graça né, mas posso contar que...

A história acontece entre a Dinamarca e a Inglaterra durante a segunda guerra mundial. Como a própria sinopse revela, Harold e Karen, que inicialmente não se conhecem, acabam envolvidos em um esquema de espionagem capaz de salvar a Inglaterra dos bombardeios Nazistas.

No inicio nenhum deles tinha se quer conhecimento deste esquema, mas ambos apresentavam a personalidade decisiva no desenrolar do processo. Alguns outros personagens estão envolvidos neste esquema, Hermia, a cunhada de Harold, membros da inteligência da Força Aérea Inglesa e da Dinamarquesa.

Durante a trama revelam-se alguns dramas recorrentes como rixas entre famílias, conflito de personalidade entre pais e filhos, paixões impossíveis, mortes e finais felizes. Entretanto a maestria do autor ao tecer a trama tornou tudo interessante. Só acho que o final poderia ter sido um pouco mais explorado, tinha potencial para isso.

Bom, vou parar de falar antes que acabe dando spoiler :p

Só para concluir, embora alguns autores tenham despontado com tramas de suspense, Ken Follett é bastante original em sua escrita de forma que seu livro não foi mais um clichê literário, mas uma narrativa marcante.

Dessa vez vou ficar devendo a sinopse pois precisei devolver para a biblioteca da universidade, mas nos próximos trago pra vocês.

  1. Publicado em: 8 de novembro de 2002Autor: Ken FollettGêneros: Ficção, Ficção juvenil, Thriller, Romance de espionagem

Esse ganhou nota 4,5 em uma escala de 1 à 5 que usarei para classificar os livros resenhados aqui.

Se já leram me contem o que acharam. Se lerem também me contem!!

Beijos =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário